VISITAS

contador de acesso grátis

22 de mar. de 2013

Trabalho 7º ano! Evolução do Lugar.














Trabalho desenvolvido com as turmas dos 7º anos da E.E.B. Adolfo Silveira, de Paraíso - SC....
Após leitura selecionada, foi realizado uma pesquisa de campo por comunidade, onde os alunos identificavam como era a sua comunidade no passado, após, construíram painéis, onde apresentavam as diferenças entre o passado e o presente....Ficaram LINDOS....
Bom Trabalho!!!!!

5 de mar. de 2013

Plano de Ensino - Geografia - 2013


ENSINO FUNDAMENTAL – 6ª Ano/ 7ª Ano/ 8ª Série
ENSINO MÉDIO – 1º Ano / 2ª Ano / 3ºAno



PROFESSORAS: ANA CLAUDIA LINDENMAYR GAZZI
                                                                            DAYZE MARIA CARLET



PARAÍSO/SC, FEVEREIRO DE 2013.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Despertar no educando a compreensão do mundo, percebendo que enquanto cidadão também faz parte deste contexto, das relações entre os homens e os espaços. Fazer com que o aluno passe a perceber o espaço geográfico e desperte para a conscientização quanto ao uso equilibrado dos recursos naturais e a superação do senso comum, confrontando a realidade com o conhecimento científico.

6º ANO

EMENTA: Levar o aluno a compreender e explicar as relações da sociedade com o meio em que vive, a partir de conceitos, imagens, dados estatísticos, categorias e procedimentos básicos que fundamentam a ciência geográfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Compreender o espaço natural e o produzido pelo homem.
  • Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
  • Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.

CONTEÚDOS

1º Bimestre

  • O Estudo da Geografia.
  • Espaço e Tempo – Tempo Histórico e Tempo Geológico.
  • Diferentes Paisagens.
  • Trabalho Humano e Transformação do Espaço Geográfico.
  • Consumo X Consumismo.

2º Bimestre


  • Continentes, ilhas e oceanos.
  •  Relevo e Hidrografia.
  • Clima e Vegetação.


3º Bimestre

  • Orientação.
  • Localização – Paralelos e Meridianos.
  • Localização – Latitude e Longitude.
  • Planeta Terra.
  •  Movimentos da Terra – Rotação e Translação.
  • Os Dias e as Noites e as Estações do Ano.
  • Fases de Lua – a Semana, os Meses e os Anos.

4º Bimestre

  • Espaço Rural e Espaço Urbano.
  • Extrativismo e Agropecuária.
  •  Indústria: do artesanato a máquina.
  • Comércio e Prestação de Serviços.



7º ANO

EMENTA: Identificar o local (município) – regional (Estado) – Nacional, espaços construídos, colonização, agricultura e pecuária, transformações da produção, cidade e campo, urbanização. Além disso, permitir a capacidade de instrumentalizar o espaço geográfico no qual as relações se harmonizem em busca de uma sociedade justa, cidadã e ciente da importância da preservação do espaço geográfico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
·         Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.
·         Identificar o Brasil, como seu espaço no mundo.
CONTEÚDOS

1º Bimestre

  •  Evolução e Desenvolvimento do Lugar.
  •  Santa Catarina.

2º Bimestre

  • Território Brasileiro:
  •  Localização do Território Brasileiro.
  • Formação do Território Brasileiro.
  • Regionalização do Território Brasileiro.
  • Brasil: Regiões e Políticas Regionais.
  •  Economia brasileira.

3º Bimestre

  • População Brasileira:
  • Brasil: aspectos demográficos.
  •  Formação da População Brasileira.
  • Movimentos Migratórios;
  • População e o Trabalho no Brasil.

4º Bimestre

  • Industrialização e Urbanização do Brasil. Regiões Brasileiras:
  • Região Norte.
  •  Região Nordeste.
  • Região Sudeste.
  • Região Sul.
  •  Região Centro-Oeste.


8º SÉRIE

EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas no espaço geográfico, construído, ao longo da história a partir das Revoluções industriais, globalização, problemas ambientais, formação e colonização dos continentes, a partir dos valores predominantes, da forma de produção de bens
necessários à sobrevivência, da interdependência entre pessoas e lugares, das diferenças sociais e dos avanços tecnológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
·         Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.
·         Entender a importância das tecnologias, e seu uso no cotidiano econômico cultural.

CONTEÚDOS

1º Bimestre

  • Países e Conflitos Mundiais:
  • Estado, Nação, Território e País.
  • Grandes Guerras e Guerra Fria. 
  • Conflitos Globais.
  •  Terrorismo.


2º Bimestre


  • Globalização e Organizações Mundiais.
  • Continente Europeu.
  • Leste Europeu e CEI.
  • Europa dos 25.

3º Bimestre
  • Continente Asiático.
  • Ásia: destaques regionais.
  • Religiões.

4º Bimestre

  • Continente Africano.
  • Apartheid.
  • Oceania e Regiões Polares.


1º ANO

EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas no espaço geográfico, construído, ao longo da história.Poucas áreas da superfície terrestre ainda não sofreram transformações, o território está delimitado e sob controle político, sujeito a soberania nacional ou acordos internacionais.Sobre esses territórios atuam vários interesses e de diferentes grupos. O espaço sobre todas essas transformações sejam elas de origens naturais, políticas, econômicas, enfim, é necessário o conhecimento amplo e crítico para que a sociedade consiga evoluir sem exterminar a sociedade humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
·         Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.
·         Conhecer as diferenças existentes entre os diferentes espaços geográficos : rural e urbano.
·         Propiciar ao aluno a compreensão da sociedade, através do conhecimento da superfície terrestre e as transformações que ela sofre ao longo dos anos.

CONTEÚDOS

1º Bimestre


  • Introdução a Geografia;
  •  Localização;
  •  Coordenadas Geográficas;
  • Movimentos da Terra;

2º Bimestre


  • Fusos Horários;
  • Cartografia;
  •  Leitura de Mapas;
  • Tempo Geológico;

3º Bimestre

  • Dinâmica Interna da Terra;
  • Placas Tectônicas;
  • Abalos Sísmicos;
  • Vulcanismo;
  • Dinâmica Externa da Terra;
  • Fisionomias do Relevo;
4º Bimestre

  • Atmosfera;
  • Fenômenos Meteorológicos;
  • Tempo e Clima;
  • Fatores que Influenciam no Clima;
  •  Tipos de Clima;
  •  Biomas.


2º ANO

EMENTA: A geografia conheceu, num passado recente, um movimento de renovação teórica, científica e tecnológica. Muito mais que uma disciplina, a geografia se volta ao processo de entendimento dos acontecimentos transformados,
dos valores predominantes em cada grupo, da forma de produção de bens necessários à sobrevivência, da interdependência entre pessoas e lugares, das diferenças sociais e dos avanços tecnológicos, diferenças que caracterizam um grupo social, uma nação. Temos hoje, uma visão ampla do processo de capitalização e internacionalização da economia e da sociedade como um todo, como o crescimento dos países emergentes, o aprofundamento da globalização, a produção das desigualdades sócio-econômicas e as relações nos conflitos mundiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
  • Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.
  • Contribuir para a construção da identidade pessoal e social do educando, compreendendo os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que os envolve.
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e de compreender os fatos acontecidos na comunidade onde vive, bem como no estado e nação.
CONTEÚDOS

1º Bimestre

  • Globalização.
  • Desenvolvimento do Capitalismo.
  • Subdesenvolvimento.
  • Novos Países Industrializados.


2º Bimestre

  • Espaço Mundial.
  • Comércio Mundial.
  • Migrações Internacionais.
  • Minoria Ética.
  • Separatismo.

3º Bimestre

  • Xenofobia.
  • Capitalismo e Socialismo.
  • Construção do Espaço Geográfico.
  • Continentes.

4º Bimestre

  • Guerras Mundiais.
  • Geopolítica.
  • Fontes de Energia.
  • Recursos energéticos.




3º ANO

EMENTA: A Geografia tem uma importância fundamental na formação do currículo do educando, já que é base para que o cidadão compreenda o mundo que o cerca, enxergando-o sob diversos ângulos, com a capacidade crítica de entendimento, para que este possa também contribuir para a construção e intervenção do espaço em seu tempo. Conhecer seu espaço, seu país, seu mundo, é, portanto a base para o indivíduo localizar-se e assumir posições na vida social, tornando-se mais crítico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude científica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e da pesquisa.
  • Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornado-se mais crítico nas suas escolhas.
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e de compreender os fatos acontecidos na comunidade onde vive, bem como no estado e nação.
  • Identificar o educando como cidadão crítico, consciente e transformador da sociedade onde vive.

CONTEÚDOS

1º Bimestre

  • Localização;
  • Coordenadas Geográficas;
  • Movimentos da Terra;

2º Bimestre

  • Fusos Horários;
  • Cartografia;
  • Leitura de Mapas;
  • Tempo Geológico;


3º Bimestre

  • Dinâmica Interna da Terra;
  • Placas Tectônicas;
  •  Abalos Sísmicos;
  • Vulcanismo;
  •  Dinâmica Externa da Terra;
  • Fisionomias do Relevo.

4º Bimestre

  • Atmosfera;
  • Fenômenos Meteorológicos;
  •  Tempo e Clima;
  •  Fatores que Influenciam no Clima;
  •  Tipos de Clima;
  • Biomas.











ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS


  •  Aulas Expositivas e Dialogadas;
  • Trabalhos individuais e Coletivos;
  • Apresentação de Trabalhos;
  •  Confecção de Painéis;
  •  Pesquisas;
  •  Uso de Recursos Áudio Visuais – Multimídia;
  •  Filmes e Documentários;
  •  Uso de Jornais, Revistas, Informativos;
  •  Utilização, Interpretação e Construção de Mapas;
  •  Viagens de Estudo;
  •  Análise de Informações Coletadas nos Diversos Meios de Comunicação: Oral, escrita e ouvida;
  •  Estudo das Diversas Culturas;
  •  Produção, Leitura e Interpretação de Textos;
  •  Leitura e Interpretação de imagens;
  •  Elaboração e Aplicabilidade de Projetos de Ensino Aprendizagem.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do educando, destacando a sua participação e interesse durante as aulas, assim como nas atividades extraclasse propostas pela professora.
A avaliação quantitativa poderá ocorrer através de trabalhos individuais e/ou coletivos, pesquisas, entrevistas, produções de textos, provas, seminários, e outros instrumentos que se fizerem necessários.
Os aspectos qualitativos serão avaliados através da participação, assiduidade, responsabilidade, pontualidade na entrega de trabalhos, tema, respeito com a professora e com os colegas, criatividade no desempenho das atividades.



RECUPERAÇÃO PARALELA

Será oportunizada a recuperação concomitante de conteúdos aos alunos que não
obtiverem rendimento satisfatório nas avaliações.
A recuperação de estudos será entendida como parte do processo de aprendizagem no desenvolvimento contínuo, permanente, cumulativo no qual o aluno de aproveitamento insuficiente dispõe de condições que lhe possibilitem a apreensão de conteúdos básicos e essenciais.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOREIRA, João Carlos. Geografia: Volume Único / João Carlos Moreira, Eustáquio da Sene. – São Paulo: Scipione, 2005.

DANELLI. Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: geografia / organizadora editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 2 ed. – São Paulo, 2007.

SENE, Eustaquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral do Brasil, volumes 1, 2 e 3: espaço geográfico e globalização: Ensino Médio. Ed. Scipione, São Paulo, 2010.

Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: - Florianópolis: COGEN, 1998.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC / SEF, 1998.